A segunda temporada do Projecto Alavanca arranca com novas atividades e parcerias em 2025
O Projecto Alavanca, uma iniciativa que promove o interesse de raparigas e mulheres pelas ciências, tecnologias e cursos técnico-profissionais, deu início à sua segunda temporada no dia 22 de março de 2025. Esta fase reforça a parceria entre a OIMPEVI e a Wansati Wa Wutlari (WWW), contando agora com o apoio de novas instituições, ampliando o seu impacto na educação e na igualdade de oportunidades.
Parcerias e Expansão
No dia 28 de Março de 2025, o Projecto Alavanca consolidou a sua rede de cooperação com a assinatura de três (3) Acordos de parcerias com:
- TVM – Televisão de Moçambique delegação da Zambézia
Este acordo de parceria tem como objectivo a produção e transmissão de programas em jeito de debates e reportagens com conteúdos sobre Saúde, Educação, Agricultura, Pesquisas e outros relacionados as actividades promovidas pela OIMPEVI, cuja exibição será feita nos canais provincial e nacional. - Rádio e Televisão Zambézia (RTZ )
O objectivo desta parceria consiste no uso de serviços de radiodifusão prestados pela RTZ, pela OIMPEVI, no quadro da implementação do projecto ALAVANCA, para a visibilidade, promoção e engajamento das actividades. - Instituto Superior Cristão – HEFSIBA
Esta parceria, tem como objectivo promover as actividades de ambas instituições, capacitação dos professores voluntários, apoio psicossocial para os professores voluntários e os alunos, desenvolvimento de pesquisas e palestras em temáticas sobre Educação, Saúde, Agricultura e outras áreas afim.
- Áreas de capacitação para os professores voluntários do ALAVANCA são:
• Monitoria e avaliação;
• Gestão de projectos;
• Gestão financeira;
• Elaboração de projectos;
• Estratégias para identificação de financiamento;
• Nutrição.
Escolas e Disciplinas
As atividades da temporada 2025 estão a ser desenvolvidas em quatro (4) escolas secundárias do distrito de Mocuba:
Escola Secundária Geral Samora Machel
Escola Secundária de Mocuba
Escola Secundária Josina Machel
Escola Secundária Geral de Mangulamelo
Os participantes recebem apoio nas seguintes disciplinas essenciais para o desenvolvimento em áreas científicas e tecnológicas:
- Matemática
- Física
- Química
- Biologia
- Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s)
As atividades ocorrem aos sábados e domingos, proporcionando um ambiente de aprendizado interativo e acessível para as raparigas e mulheres envolvidas no programa.
Corpo Docente
O sucesso do projecto ALAVANCA deve-se à dedicação dos professores envolvidos. Na primeira temporada em 2024, o projecto ALAVANCA contava com 10 professores voluntários e uma (1) Escola Secundária abrangida e na temporada de 2025 conta com um adicional de 14 professores voluntários e mais três (03) Escola Secundárias, totalizando 24 professores voluntários e quatro (4) Escola Secundárias abrangidas. Abaixo a lista dos professores voluntários:
Alexandre Montanha
Anuar Duarte
Autolino Lucas
Bernardo Amisse
Cadiro Afonso
Cláudio Lázaro Guido
Crimildo António
Dário Alves
Daniel Amisse
- Daniel Sacur
- Daudo Dunia
Délcio João Santos Germano
Dórico Victor Armando
Florindo Armando Damissone
Hélio Lopes Chele
Hortêncio Damissone
José Armando
Leonardo Armando
Lordino Jacinto
Lúcia José
Noémia Julião Abel
Pedro Marcelo Lichucha
Plácido Eduardo
Yassine Custódio
Com o apoio dos seus parceiros e de uma equipa de professores dedicada, o Projecto Alavanca reafirma o seu compromisso com a formação de raparigas e mulheres, impulsionando-as para um futuro promissor para Moçambique nas áreas científicas e tecnológicas.
Toda Mulher Conta !!










